sábado, 20 de agosto de 2011

20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM BRASILEIRO

                                  
Vamos entender primeiro porque o dia 20 de Agosto:

O 20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM, foi escolhido, porque nessa data, que realmente a nação brasileira se tornou independente por força e decisão da maçonaria. A Maçonaria em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil e os Maçons de um modo geral devem reverenciar seus membros responsáveis pelas idéias e as efetivas ações, mas sempre sabedores da verdade histórica.

Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo, em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um discurso expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil. Por causa do discurso proferido, a proposta foi votada e aprovada por todos os presentes.

A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada imediatamente a D. Pedro I que se encontrava também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo pela determinação da maçonaria brasileira.

Com essa volta no tempo nos Filhas de Jó nos perguntamos: O que tem levado tantos homens, no mundo inteiro, a abraçar esta Instituição, seguir e difundir seus princípios?

Acreditamos que o motivo fundamental é porque seus membros confiam nos princípios sobre os quais ela foi construída: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Crer nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência. Aperfeiçoar-se e servir. Há a lição da irmandade. O sagrado sentimento de união entre os Irmãos, que os trazem a cada sessão e os fazem permanecer num fraterno e imorredouro abraço.

Homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho. Dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo.

Os nossos tios Maçons têm a perfeita consciência de vossos papéis sociais e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando e aprimorando as coisas que os cercam.

Homenagem do Bethel 05 Recife ao Dia do Maçom
                                                                                            Texto da Lista Nacional (yahoogruposfdj)
Marlene Pinto - G. B. 05 Recife

CONSELHO G.DO BETHEL #05 RECIFE

CONSELHO G.DO BETHEL #05 RECIFE
NOVA GESTÃO - 2019/2020

Honorável Rainha do Bethel #05 Recife - XLII Gestão

Honorável Rainha do Bethel #05 Recife - XLII Gestão
Ana Gabrielly