quinta-feira, 26 de julho de 2012
segunda-feira, 23 de julho de 2012
CONVITE MISSA DE SÉTIMO DIA.
O Bethel 05 Recife e o Bethel Jurisdicional Pernambuco convidam a toda família maçônica e amigos para a missa de sétimo dia em memória do Tio Alberto Mansur, que será realizada no dia 23/07/12 (Segunda-feira), às 18h00h, na Igreja Matriz da Boa Vista, no final da Rua Imperatriz.
Agradecemos antecipadamente a quem participar desse ato de fé e caridade cristã.
IGREJA MATRIZ DA BOA VISTA
Praça Maciel Pinheiro s/n, Boa Vista, Recife.
Fone(s): 3222-3823 3221-6289
Praça Maciel Pinheiro s/n, Boa Vista, Recife.
Fone(s): 3222-3823 3221-6289
R. Imperatriz Tereza Cristina
sábado, 21 de julho de 2012
CONVITE DO CAPÍTULO RECIFE 31
CONVITE DO CAPÍTULO RECIFE 31
O Capítulo Recife 31, convida o Bethel 05 Recife para um dia de lazer e confraternização ao dia do “Amigo comemorado ontem dia 20” na residência do DeMolay Samico, à partir das 10:00hs desse domingo dia 22 até ãs 16:00hs.
Local: Aldeia – Estrada de Aldeia Km 6 Chácara dos Cogumelos.
Lembrando que, cada uma deve levar um tipo de lanche de sua preferência
Contatos: Tio Antonio Junior – 9999-0521
Samico – 9795-2989
Tia Marlene Pinto – G. de Filantropia do Bethel 05 Recife.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Meus amados irmãos DeMolays de todo o Brasil,
O dia 17 de julho de 2012 será, para sempre, lembrados em nossos corações... A Ordem DeMolay brasileira vive um momento mais difícil de nossa história, o nosso Pai Celestial chamou a sua companhia o nosso eterno Pai e Tio Mansur.
O tio Mansur sempre nos falava com amor de tudo o que a Ordem DeMolay pode proporcionar a nossa sociedade e ao futur nosso país, sem dúvida esse grande homem para sempre será o melhor exemplo de uma pessoa que possui em seus atos, pensamento, palavras e ações as 7 virtudes cardeais de um DeMolay. Um homem como o Tio Mansur possui inúmeras experiências de humildade, sabedoria e amor, sempre acompanhado de nossa eterna madrinha, a tia Célia, e de seus filhos que sempre apoiaram de forma incondicional, a maior Obra de sua vida e, sem medo de errar, a maior Obra da Maçonaria brasileira dos últimos 100 anos.
Tio Mansur descobriu a Ordem DeMolay e trouxe ao Brasil a 32 anos, trabalhou como ninguém para uma juventude mais digna para nossa Pátria. E fez com que a Ordem DeMolay tornasse esse Gigante EXERCITO de jovens com mais de 90.000 jovens passaram pelas fileiras de nossa Ordem e passaram a viver suas vidas baseadas nas virtudes do AMOR FILIAL, REVERÊNCIA PELAS COISAS SAGRADAS, CORTESIA, COMPANHEIRISMO, FIDELIDADE, PUREZA e PATRIOTISMO.
Meus irmãos cada um de vocês nos Capítulos, em cada reunião, realizam em diversos momentos o sonho do Tio Mansur em sermos melhores cidadãos, homens de bens e dignos dos elogios do homens de bem, o Tio Mansur nos proporcionou com a fundação da Ordem DeMolay, que nossas vidas não se tornassem FÓRMULAS VAZIAS.
O maior desejo do Tio Mansur sempre foi o congraçamento da família e, sendo um Maçom exemplar, além de fundar a Ordem DeMolay no Brasil, outros dois grandes feitos foi de trazer para o Brasil a Ordem Internacional das Filhas de Jó e a Ordem da Estrela do Oriente. Com isso toda família seria contemplada.
Temos várias histórias ao lado do Tio Mansur, cada um no seu momento e tamanho mas sempre importante e para toda a nossa vida será lembrada com os sentimentos de carinho, amor e gratidão pois como poderíamos sentir algo que não seja divino e abençoado que é a oportunidade de aumentarmos nossa família e chamando e sentindo você como MEU IRMÃO.
“Tio Mansur é muito mais que um Tio para nós, um eterno PAI que temos, pois apenas um PAI tem a força e a magia de conseguir fazer com que cada um de nós sentirmos o carinho de amigo e irmão entre jovens que acabam de se conhecer”.
Um revolucionário, um Mártir, um Herói ou talvez o mais importante, UM AMIGO. Esse é o Tio Mansur essa pessoa que transformou o dee mudou para sempre nossas vidas!!!
O tio Mansur sempre lutou e defendeu a causa da Ordem DeMolay, e com isso luta e lutará em nosso corações em defesa do SUPREMOS CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY para o BRASIL. É nosso dever e compromisso com o Tio Alberto Mansur, a defesa dos princípios e crescimento do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY para o BRASIL, e isso está muito claro a cada momento que vivemos e contribuirmos para o nosso SCODB.
Hoje o nosso SCODB levará para sempre a luta do Tio Mansur por essa Instituição que passou por momentos difíceis, porém não deixam de ser importantes, para que possamos ter o amadurecimento e força no momento atual. Cada Grande Mestre Nacional contribuiu para chegarmos aonde chegamos e: CRESCIMENTO, HARMONIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO COM A JUVENTUDE, TRANSPARÊNCIA, caracterizam o SCODB!!!
Vamos juntos cuidar da maior obra que nosso PAI nos deixou que é a Ordem DeMolay brasileira, e como fundador do SCODB, sempre estaremos leais ao seu desejo de fazer o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil a maior organização DeMolay do mundo!!!
Tio Alberto Mansur, onde quer que esteja, estaremos sempre leais a você, nunca deixaremos que nada nos faça perder toda a nossa confiança a sua pessoa, sempre o temos como um grande homem de caráter e honesto, e o mais importante um homem humilde!
Tenho a plena confiança que esse sentimento está sendo comungado por toda nação DeMolay brasileira, por nossa Diretoria Executiva, Assembléia Diretiva, STJD, exemplares amigos de trabalho e membros das nossas Comissões Nacionais.
Um forte e eterno carinhoso abraço,
SCODB - Hugo Pinto GMN
terça-feira, 17 de julho de 2012
Mensagem de pesar - As recordações que ele nos deixa permanecerão para sempre em nossos corações.
É com profundo pesar e consternação que recebemos a notícia do falecimento do nosso querido Tio Alberto Mansur, ocorrido nesta madrugada do dia 17/07/2012 na cidade do Rio de Janeiro. É difícil expressar nossos sentimentos, ele quem trouxe a Ordem DeMolay e a Ordem Internacional das Filhas de Jó para o Brasil, que ele possa descansar em paz no Oriente Eterno.
.“ Neste momento palavras perdem o sentido diante das lágrimas contidas na saudades que iremos sentir, mas sorriso é o que te demonstraremos neste instante por ser o motivo deste até logo, a realização de mais uma vitória em sua vida.”
A família que encontre nas boas lembranças força para continuar a caminhada! A você Tio Mansur, que descanse em paz ao lado de Deus e de seus familiares que desta vida também partiram!!!. Pode ter certeza, deixarás muita saudade para todos nós! Separados de corpo, mas unidos em pensamento seremos prova de nossa eterna amizade, descanse em paz!
Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro.
“O seu trabalho foi tão perfeito, que mesmo depois de sua morte ele permanecerá”
Nossa eterna Saudade!
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Responsabilidade
Ao procurarmos o significado de responsável no dicionário achamos o seguinte: “Que responde pelos próprios atos ou pelos de outrem. Que é causa de algo”.
Infelizmente nos dias de hoje são poucas pessoas que aplicam isso em suas vidas, no Bethel não é diferente. Há poucas meninas que se dedicam e aplicam a responsabilidade nos bethéis.
Lembro–me bem que na minha época de Filha de Jó ativa a responsabilidade era acima de tudo. Se assumíssemos um compromisso era obrigatório cumprir e meus pais cobravam isso. Hoje não se tem muito isso!
Aquelas meninas que a Honorável Rainha confiou e nomeou, as meninas que o Bethel votou, não tem muita responsabilidade. Sabem os horários e os sábados das sessões e faltam, muitas vezes não avisam deixando o Bethel todo desestruturado.
Hoje a menina não quer saber de decorar a fala ou entender o que significa o cargo, por exemplo, vai apenas para desfilar de vestes no templo. Se você chama para uma conversa, as desculpas são sempre as mesmas: que tem muita coisa para fazer, que está corrido, que a escola está tomando o seu tempo, etc, etc, etc.
Mais o maior problema é: esquecem que o Conselho, o Membro de Maioridade também estuda, trabalha e muitos até estão cansados, tem um marido para dar atenção, uma casa para manter e as vezes até filhos. Mas, acima de tudo isso, estão presente no Bethel todo sábado para acompanhar as meninas, doando o seu tempo a elas.
As vezes parece que as meninas estão indo ao Bethel visando apenas uma coisa: SER HONORÁVEL RAINHA, ter um título. Porém, atitude de filha de jó, nenhuma!
O que mais me entristece é que chamar atenção, jamais! Muitos pais acham ruim se você chamar atenção para uma certa atitude inadequada e, na verdade, só estamos tentando ensinar, lembrá-las que há regras, que certa atitude, roupa, postura, não é adequada para aquele momento.
O que vale no mundo de hoje é a VAIDADE, o EGO, o INDIVIDUALISMO e isso está crescendo na Ordem. Não que seja culpa da Ordem ou que estejamos fazendo o trabalho errado, mas sim porque a SOCIEDADE está deste jeito.
Portanto devemos analisar, reavaliar, pensar, tentar mudar nossas atitudes. Se querermos mudar o mundo, que mudemos primeiramente a nós mesmo. O Bethel é um grupo, uma família, somos todas iguais e devemos caminhar juntas.
Por Deborah Fantini, Membro de Maioridade Bethel 12 Jau,SP
Texto retirado do BlogFDJBRASIL
domingo, 15 de julho de 2012
Filha de Jó da Semana. Mais uma pernambucana, Andrya Mickaely Miss FDJ Jurisdicional/PE
"Sempre procuro participar de todas as atividades do meu Bethel,
pois elas me ajudam a crescer,
e a me impor diante dos problemas que nossa sociedade enfrenta."
e a me impor diante dos problemas que nossa sociedade enfrenta."
Olá amores, meu nome é Andrya Mickaelly , sou membro do Bethel 03 Caruaru-PE. Tenho 17 anos , esse ano fiz 5 anos de Ordem no dia 26 de maio J Atualmente sou 2ª Princesa e Miss Filha de Jó Jurisdicional de Pernambuco (2011/2012) , fui nomeada para o cargo de Guarda Interna para a próxima gestão do meu Bethel, pois a nossa posse será em agosto. Durante esse tempo de Ordem já passei por vários cargos ( Guarda Externa, 1ª, 4ª, 5ª Mensageira, Bibliotecária, 2ª Zeladora, Guia, Dirigente de Cerimônias, 1ª e 2ª Princesa), mais o cargo que ate hoje mais gostei foiu o de Bebliotecaria, pois foi com ele que aprendi a me expressar dentro do Bethel e também me ajudou muito a me comunicar com as pessoas no dia a dia.
Quando iniciei eu não conhecia NADA sobre as Filhas de Jó, na realidade só aceitei o convite( que foi feito por meu tio que é maçom) por que era o sonho do meu avô. Mais hoje agradeço todos os dia ao Pai Celestial por ter me concedido a honra de participar dessa família linda, que é as Filhas de Jó Internacional, e tenho certeza que meu avô, estar muito feliz por isso! Sempre procuro participar de todas as atividades do meu Bethel, pois elas me ajudam a crescer, e a me impor diante dos problemas que nossa sociedade enfrenta.
Eu e a minha Miss Simpatia Ana Cristina, estamos fazendo uma campanha em Pernambuco para a arrecadação de pilhas e baterias, que são matérias altamente tóxicos e que prejudicam a nosso planeta, resolvi citar isso aqui, pois pode servi como uma idéia de projeto para as irmãs que se interessarem, para levar para o seu Bethel, caso alguém queira saber mais sobre esse projeto que estamos realizando é só entrar em contato.
Essa é um pouco da minha historia de Filha de Jó, quero trabalhar cada dia mais pela Ordem, e para isso procuro seguir os exemplos de Filhas de Jó que lutam, trabalham, pelo bem estar da nossa belíssima Ordem!
Gostaria de compartilhar com vocês essa frase: “ Se não mudarmos o que fazemos hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem” (MFDJ-PE 2011/12)
"Continue sendo essa FDJ assídua e ativa em seus projetos procurando passar exemplos para as demais. Parabéns!!"
Mantendo Contato
Queria saber o contato de todos os Bethéis do NE, pois precisamos da ajuda de vocês para mantermos contato e estreitarmos cada vez esse laço.
Em breve teremos notícias sobre o nosso projeto! BJÓ, Ana Cristina - Miss Simpatia NE 2011-2013 Joyce Sá - Miss FDJ NE - 2011-2013 |
sexta-feira, 13 de julho de 2012
AGRADECIMENTOS - Com a palavra do Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay para o Brasil
Hugo Pinto Martins - Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay para o Brasil.
"Meu querido amigo,
Estamos a poucos dias do término da nossa administração e não poderia deixar de agradecer por passar o momento mai marcante da minha vida ao seu lado. Foram 2 anos como Grande 2º Conselheiro 1 ano como Grande 1º Conselheiro e 1 ano como Grande Mestre Nacional , ou seja, serão no total 4 anos no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.
Ao longo desses anos agradeço ao Pai Celestial pelas inúmeras dádivas que aconteceram e pelas lições necessárias para que possamos ser melhores amigos e irmãos. E nesse último ano como Grande Mestre Nacional podemos nos doar ao máximo para conseguirmos fortalecer cada vez mais nossa querida Ordem DeMolay brasileira.
Cada momento foi importante para nós que fazemos a administração do Supremo Conselho, e colocamos com orgulho os pontos mais importantes pois sabemos que os esforços foram grandes:
· Maior presença/trânsito maçônico:
o Presença no evento da Suprema Congregação do GOB – onde estavam presentes todos os Grãos Mestre do GOB e conversamos um a um sobre o trabalho de nossa Ordem e com isso hoje temos o carinho de todos esses grande homens que nos apoiam de forma incondicional em seus Estados e principalmente, onde possuímos Capítulos;
o Aniversário dos 190 anos do GOB – reencontramos vários amigos que reforçaram a amizade perante o SCODB, provando que GOB acredita nos ideais da Ordem DeMolay;
o Presença na reunião dos Grãos Mestres filiados a COMAB no Rio de Janeiro – realizando o mesmo trabalho de sucesso efetivo no GOB;
o O atual presidente da COMAB (em Novembro de 2011) se tornou Membro Honorário do SCODB, e reforçou e reconhecimento de amizade a apoio ao SCODB;
o Vários amigos Grãos Mestres entraram na vitoriosa equipe do Supremo Conselho se tornando Membros Honorários, bem como a assinatura de Tratado de Amizade e Reconhecimento com o SCODB;
o A cada Congresso Estadual foram realizadas visitas e conversas com autoridades maçônicas Estaduais;
o Presentes na Homenagem ao dia do Maçom no Congresso Nacional em Brasília.
· Mudança de nossa Sede Administrativa:
o Mudamos para melhor em todos os sentidos contando com a ajuda de irmãos que confiaram na importância de termos uma estrutura adequada para o nosso SCODB:
§ Hoje estamos localizados a 5 minutos do aeroporto do RJ, e em nosso quarteirão estão Museus, Academia Brasileira de Letras, Consulado Americano, no centro financeiro do RJ.
o Além de ganharmos um belo presente do Tio Mansur, por conseguirmos, através de comodato, por 30 anos um terreno na Taquara no Rio de Janeiro-RJ, onde podemos com toda segurança e tranquilidade edificarmos a nossa tão sonhada sede, conforme palavras do próprio tio Mansur.
· Presença nos CEOD’s – todos, sem exceção, serão para sempre lembrados com todo o carinho e eternas saudades, foram momentos ímpares. FORAM APROXIMADAMENTE 130.000KM ao encontro de vocês!!!
· Unificação:
o Pela primeira vez conseguirmos formalizar uma Estrutura focada no assunto e sempre acreditamos que um dia seremos unidos e sempre estaremos dispostos a concretizar nosso sonho, e vontade do nosso Tio Mansur;
o Agradeço de forma muito especial aos irmãos Brisotti, Álvaro, Paulo Roberto, Dal Molin e Toni por acreditarem e aceitarem este grande desafio.
· Internacional:
o Contatos corriqueiro realizados com a Argentina, Bolívia;
o Presença no Congresso Nacional Mexicano e Paraguaio;
o E a feliz notícia que teremos em nosso Congresso Nacional a presença do Supremo Conselho Paraguaio, do Mestre Conselheiro Mexicano (Gonzalo), e a ilustre presença do nosso Tio Pat King.
· Credibilidade:
o Em 30 de junho, 1 mês antes do fim da Gestão, já possuíamos aproximadamente 20% de Membro regulares a mais do final da gestão passada;
o Na data de hoje aumentamos o saldo financeiro do SCODB em 52,91% a mais do início dessa administração;
o Possuímos todas as regularidade:
§ INSS – FGTS – Receita Federal;
§ Em dia com todas as nossas obrigações ficais e trabalhistas, conforme anexos.
o Conseguimos ter nossa assinatura digital (e-cnpj);
o Iniciados o processo de digitalização dos nossos valiosos documentos;
o Auditoria independente nas contas do SCODB, a ser apresentada o relatório do auditor no CNOD em BSB.
· CAPÍTULOS:
o HOJE SOMOS 22 NOVOS CAPÍTULOS NO BRASIL NESSA GESTÃO, DENTRE OUTROS NOVOS CONVENTOS e CORTES;
o Hoje somos mais de 90.000 que passaram e passam pelo SCDOB.
· REATIVAÇÃO DOS CAPÍTULOS EM ESTADOS ORA DESATIVADOS:
· Juazeiro do Norte – CE;
· Formosa – GO.
· Várias outras conquistas foram efetivadas, o que faz sentirmos felizes ao chegarmos aqui, mas sempre com a humildade de ter a ciência que temos muito para conquistar.
· Obrigado aos irmãos Sergio Luiz e Alexandre Rizzi pelo aprendizado e contribuição.
· Marcelo, Flávio e Auri, funcionários e meus amigos – obrigado vocês foram Homens e sempre são exemplos de ética e compromisso por nossa causa.
· As Comissões – Meu Deus, como vocês foram fundamentais para o pleno funcionamento do SCODB – Obrigado por tudo nunca os esqeucerei.
· PH e Garrido – amigos e companheiros para todas as horas
· Amados GME’s – parabéns e obrigado pela Ética, responsabilidade e compromisso com o SCODB e pelo apoio de forma intensa e amiga de sempre meus amigos – essa equipe nossa foi inesquecível.
· Nação DeMolay – EXEMPLO DE LEALDADE AO SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O BRASIL – AO TIO MANSUR – VOCÊS MOSTRAM O PORQUE NOS ORGULHAMOS DE SERMOS DeMOLAY/SCODB;
· Não posso deixar de agradecer a cada Grande Mestre Nacional que puder conviver e ter a oportunidade de trabalhar.
Forma momentos emocionantes ao lado de cada um de vez, e venho agradecer a essa talentosa equipe do SCODB:
· 6 membros da executiva;
· 3 funcionários;
· 10 comissões onde, na média, cada uma com 4 membros, ou seja, 40 irmãos envolvidos;
· 15 Grandes Mestre Estaduais;
· Membros da Assembléia Diretiva;
· Membros do Superior Tribunal de Justiça DeMolay;
· Mestre Conselheiro Nacional e seu Adjunto;
· Presidente da Alumni Brasil.
Amigos são aproximadamente 65 irmãos diretamente envolvido, e que felicidade de conviver com todos vocês. Cada um de vocês tem participação efetiva e marcante em todos os trabalhos durante nossa Administração.
Meus amados irmãos a 17 dias de voltar ao meu Capítulo Recife nº 31, faço um especial agradecimento a minha noiva (Sandra), meus Pais, ao meu Capítulo, a minha Loja Maçônica Joaquim Nabuco 18 nº 3152, e principalmente ao meu, para sempre tio e irmão, Alberto Mansur no qual sempre busquei atender a defesa de sua maior obra que é a Ordem DeMolay esse amado irmão mudou minha vida e para sempre ficará guardado em meu coração, sem ele nunca conseguiria ter a oportunidade de ser um DeMOLAY.
Meus amigos, e cada um aqui sabe e sente em seus corações, que não tenho palavras para agradecer a cada um por conviver e sempre aprender a buscar ser uma pessoa melhor, e vocês: MUITO OBRIGADO POR PODER DIZER QUE SOU SEU AMIGO.
ESPERO CONTAR COM A PRESENÇA DE TODOS EM BRASÍLIA PARA PODERMOS JUNTOS, DARMOS AS MÃOS, E PEDIRMOS AO PAI CELESTIAL FORÇAS PARA NOSSO TIO MANSUR, E CONFIO, QUE TEREMOS UM ENCONTRO MARCANTE PARA TODA A NOSSA VIDA DeMOLAY.
Repito as palavras que estão comigo nesse momento: OBRIGADO E SAUDADES. Espero que nos encontremos em breve.
Um forte e carinhoso abraço de seu amigo de ontem, hoje e sempre,"
terça-feira, 10 de julho de 2012
Morre dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro
Dom Eugênio partiu para a glória eterna, deixando
lembranças de tudo que fez como um servo desta igreja viva.
Aos familiares nossas condolências pela grande
perda deste religioso que denunciava tantas injustiçasaos menos favorecidos.
Que sua trajetória religiosa, social da vida pública, sirva de exemplo para os
que ficam.
Dom Eugenio Sales nasceu em 8 de novembro de 1920 e entrou para o seminário em 1936. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza, onde permaneceu de 1937 a 1943.
Ficou à frente da arquidiocese carioca até 2001, onde se tornou referência na defesa de perseguidos políticos. Em 2008, soube-se que ele abrigou mais de 4.000 pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul entre 1976 e 1982.
Ele foi um dos prelados brasileiros que mais cargos ocuparam no Vaticano. Em nota, a arquidiocese lamentou a morte e registrou: "Dom Eugenio de Araujo Sales, o mais antigo Cardeal da Igreja Católica, era Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do Título de São Gregório VII. Seu lema, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, foi: 'Impendam et Superimpendar' (2Cor 12,15: 'De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós')".
Dom Eugenio Sales nasceu em 8 de novembro de 1920 e entrou para o seminário em 1936. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza, onde permaneceu de 1937 a 1943.
EU TENHO UM SONHO
Eu tenho um Sonho” (em inglês: “I Have a Dream”) é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político estadunidense Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999 . De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, “o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido”.
“Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação.
Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchados nas chamas da injustiça.
Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros.
Mas cem anos depois, o Negro ainda não é livre.
Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação.
Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.
De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com “fundos insuficientes”.
Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
Nós também viemos para recordar à América dessa cruel urgência. Este não é o momento para descansar no luxo refrescante ou tomar o remédio tranqüilizante do gradualismo.
Agora é o tempo para transformar em realidade as promessas de democracia.
Agora é o tempo para subir do vale das trevas da segregação ao caminho iluminado pelo sol da justiça racial.
Agora é o tempo para transformar em realidade as promessas de democracia.
Agora é o tempo para subir do vale das trevas da segregação ao caminho iluminado pelo sol da justiça racial.
Agora é o tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus.
Seria fatal para a nação negligenciar a urgência desse momento. Este verão sufocante do legítimo descontentamento dos Negros não passará até termos um renovador outono de liberdade e igualdade. Este ano de 1963 não é um fim, mas um começo. Esses que esperam que o Negro agora estará contente, terão um violento despertar se a nação votar aos negócios de sempre.
Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legítimo direito, nós não devemos ser culpados de ações de injustiças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, para muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles é ligada indissoluvelmente a nossa liberdade. Nós não podemos caminhar só.
E como nós caminhamos, nós temos que fazer a promessa que nós sempre marcharemos à frente. Nós não podemos retroceder. Há esses que estão perguntando para os devotos dos direitos civis, “Quando vocês estarão satisfeitos?”
Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos horrores indizíveis da brutalidade policial. Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto nossos corpos, pesados com a fadiga da viagem, não poderem ter hospedagem nos motéis das estradas e os hotéis das cidades. Nós não estaremos satisfeitos enquanto um Negro não puder votar no Mississipi e um Negroem Nova Iorque acreditar que ele não tem motivo para votar. Não, não, nós não estamos satisfeitos e nós não estaremos satisfeitos até que a justiça e a retidão rolem abaixo como águas de uma poderosa correnteza.
Eu não esqueci que alguns de você vieram até aqui após grandes testes e sofrimentos. Alguns de você vieram recentemente de celas estreitas das prisões. Alguns de vocês vieram de áreas onde sua busca pela liberdade lhe deixaram marcas pelas tempestades das perseguições e pelos ventos de brutalidade policial. Você são o veteranos do sofrimento. Continuem trabalhando com a fé que sofrimento imerecido é redentor. Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para Louisiana, voltem para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, sabendo que de alguma maneira esta situação pode e será mudada. Não se deixe caiar no vale de desespero.
Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.
Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.
“Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto.Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.
Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.
Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos,
De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!”
E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro.
E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire.
Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York.
Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania.Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado.
Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia.
Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia.
Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee.Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi.
Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade.
E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:
“Livre afinal, livre afinal.Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal.”
Discurso de Martin Luther King (28/08/1963)
Uma divulgação da Bodega da HistóriaPublicado por O Gerente
Sobre O Gerente
Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco, estudioso das áreas da Filosofia, Sociologia, correntes religiosas e da História da Igreja. Extrovertido e Nerd, eterno buscador do conhecimento e das virtudes humanas.
domingo, 8 de julho de 2012
A trajetória de uma FDJ do Bethel 01 Recife
Olá, Sou a Gabi Mendes do Bethel #01 Recife. Nasci no dia 09 de Abril, tenho 21 anos (TURMA DO MOFO) e atualmente sou estudante de Direito (rumo ao 8º período), iniciei nas Filhas de Jó no dia 26 de Agosto de 2006, com 15 anos em uma cerimônia realizada no I Congresso Pernambucano em Gravatá – PE com dezenas de meninas (inclusive com a irmã Ana Cristina do Bethel #05).
E desde então a ordem vem me proporcionando muitas coisas boas, ensinamentos e experiências que vou levar para o resto da vida. Nesses quase 6 anos de ordem ocupei os cargos de mensageiras (4ª, 1ª e 3ª) onde eu pude me familiarizar com a história de Jó, aprender e praticar os seus ensinamentos em minha vida diária, fui capelã, um dos cargos mais lindos que executei, Dirigente de Cerimônias, Guia, Musicista, 2ª Princesa, e na minha última gestão fui membro do coral do Bethel, onde pude ocupar diversos cargos, como mensageira, dc, musicista, etc. Atualmente sou Membro de Maioridade, Guardiã Diretora de Épocas e Membro do Bethel Jurisdicional de PE desde a sua instalação, em 2010, onde hoje sou a atual 5ª Mensageira e a 2ª Princesa da próxima Gestão Administrativa (3ª), sempre fui muito quebra-galho dentro do Bethel, e amo fazer isso, porque de uma forma não oficial, acabo aprendendo a exercer todos os cargos, exerci desde a Guarda Externa até a Honorável Rainha.
Na ordem o que eu procuro mesmo é aprender com tudo que acontece lá dentro, desde os cargos, eleições, trabalhos filantrópicos, até as festas, congressos e atividades que nos proporcionam conhecer pessoas e criar grandes laços de amizade, porque é o que mais gosto é de fazer amizade com o maior número de meninas possíveis, sem preconceitos, não importando os cargos que elas sejam, os Bethéis a que pertencem, as honrarias que possuam, porque de fato, somos todas iguais, somos filhas de Jó! E qualquer uma de nós pode estar no topo amanhã recebendo uma grande honraria ou lá embaixo, esperando que demos as mãos para que possa se levantar.
A ordem mudou totalmente a minha visão de mundo, trabalhou o meu lado de liderança, que antes dos meus 15 anos eu era uma menina muito, mais muito tímida mesmo, tinha vergonha de falar, vergonha da minha voz, sofria bullying na escola por ser quieta desde o primário até o ensino médio, eu realmente não tinha amigos para poder sair, ninguém queria ser meu amigo, foi uma fase muito difícil da minha vida que só melhorou a partir da época em iniciei na OIFJ e vi que as meninas realmente são amigas-irmãs, que sei que poderia contar com elas pra tudo, além da amizade com as meninas, a ordem me proporcionou expandir meus laços de amizade para com meus primos demolays, meus tios maçons, minhas irmãs de outros Estados e até de outros países! Me ensinou a fazer filantropias dentro e fora do Bethel ( nem sempre faço filantropias apenas com o Bethel, já participei de diversas como uma filantropia que um tio Maçom faz com crianças num Parque de diversões aqui na cidade, ou filantropia da Igreja, que possui um projeto chamado Vincular, que também trabalham com crianças) aprendi a amar e reverenciar cada vez mais o nome de Deus e a ter mais fé nas coisas que estão por vir. Tenho muitos projetos para o Bethel e a ordem de uma forma geral pela frente, a OIFJ é praticamente tudo pra mim, se não fosse ela, não sei o que seria de mim.
Gabi, receba homenagem do nosso Bethel 05 Recife.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Nesta última terça-feira dia 03 de julho, o Bethel 05 Recife esteve presente para comemorar os 50 anos de vida maçônica de José Rodolfo da Silva, o Tio Rodolfo.
Tio Rodolfo é um dos fundadores deste Bethel, ele sempre que pode está presente em nossas reuniões, e nesta próxima gestão será o Guardião Associado do Bethel. É um fato em que muito nos envaidece por tê-lo à frente de nosso Bethel. Parabéns Tio Rodolfo!
Autoridades maçônicas, amigos e familiares que estiveram por lá para homenageá-lo.
Assinar:
Postagens (Atom)