domingo, 22 de agosto de 2010

As Filhas de Jó e o Bethel

As Filhas de Jó são as garotas com parentesco maçônico e idade entre 10 e 20 anos que compõem o Bethel, nome dado ao local onde são realizadas as reuniões e que significa lugar sagrado. Em outras palavras, Bethel teria aproximadamente o mesmo significado de Loja para os Maçons e do Capítulo para os De Molays. As Filhas de Jó são reconhecidas pelas suas vestes representadas pelas túnicas brancas, utilizadas na época de Jó. Roxo é a cor básica de nossa Ordem, representando os mais altos ideais de vida. É a cor da alta dignidade e emblema de alto cargo. Branco é a segunda cor: Ela tem sido usada há séculos como símbolo de pureza e inocência.

A Honorável Rainha e as 1ª e 2ª Princesas usam túnicas brancas, como todas as Filhas de Jó, e, por sobre elas, capas de veludo púrpura, finalizadas por insígnia grega. Sobre a cabeça, coroa com detalhe de pedras em cores diferentes próprias e indicativas dos cargos. As demais oficiais usam cordão branco sobre a túnica e arco ou fita branca e púrpura na cabeça. As componentes do coral usam cordões púrpura, com pingentes da mesma cor. Todas usam sapatilhas e meias brancas. O desenho das chaves gregas na borda das capas é branco e simboliza a Fé na forma de viver, e é contínuo representando vida eterna. A coroa é símbolo do sucesso. O Bethel é composto por 19 membros oficiais: Guarda Interna, Guarda Externa, 1ª Zeladora, 2ª Zeladora, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras, Musicista, Capelã, Secretária, Tesoureira, Guia, Dirigente de Cerimônias, 2a Princesa, 1a Princesa e Honorável Rainha. Há também o Coral para as Filhas de Jó que não possuem cargo. Cabe aos membros do Coral substituir as Oficiais, quando estas precisam se ausentar de uma reunião do Bethel, desta forma, os membros do Coral vão se preparando para as próximas gestões.
Todo o funcionamento de um Bethel é regulado por uma Constituição, um Regulamento e um Estatuto, e na parte ritualística por um Ritual, adornos, paramentos e símbolos. Todos os detalhes relativos às seções ritualísticas e reuniões do Bethel, bem como o comportamento dos seus membros, estão estabelecidos e detalhadamente contidos na sua Constituição, que é a lei maior e geral de todos os Betheis. O trabalho ritualístico da Ordem é baseado no triângulo, nas três Filhas de Jó, na Bíblia, na educação e combinações de representações emblemáticas das eras latinas e gregas antigas. E nossa ordem tem como lema: “A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.

Ordem Internacional das Filhas de Jó. Uma Organização para Meninas com parentesco Maçônico.

Fundada em 1.920 pela senhora Ethel T. Wead Mick, ou mãe Mick, objetiva a união de moças para o crescimento moral e espiritual, para desenvolver liderança, na busca de conhecimento, para ensinar amor a Deus, amor ao País, respeito por sua Bandeira, amor ao lar e à família, e reverência pelos ensinamentos das Sagradas Escrituras.

Estamos nos Estados Unidos da América, Austrália, Brasil, Canadá e Filipinas. O primeiro bethel brasileiro é o #1, do Rio de Janeiro, fundado em 1986. E no país somamos 183 bethéis e estima-se 3.500 Filhas ativas. Bethel é o nome, o grupo e o local de reuniões, significando “local sagrado.” Nosso Bethel é o #05 de Recife, fundado em 2000, patrocinado pela Loja Joaquim Nabuco 18 Recife/PE.

O Bethel é composto de 5 oficiais eleitas (Honorável Rainha, 1ª Princesa, 2ª Princesa, Guia e Dirigente de Cerimônia), 14 oficiais nomeadas (Secretária, Tesoureira, Capelã, Bibliotecária, Musicista cinco Mensageiras, duas Zeladoras e duas Guardas) e membros do Coral, para cada gestão de 6 meses. ** (os 10 landmarks) O Conselho Guardião de Bethel prove orientação adulta e supervisão de todas as reuniões e atividade do Bethel, realizadas em nome da OIFJ. É composto de 5 membros executivos e 4 membros associados. A Guardiã do Bethel será uma mulher com parentesco maçônico, que preside o Conselho, auxiliada pelo Guardião Associado do Bethel, necessariamente um Mestre Maçom, juntamente com os demais membros. Todo Conselho é recomendado pelas Filhas de Jó, e nomeado sob Dispensa do Supremo Conselho Guardião, para uma gestão de 12 meses. “O Supremo Deputado Assistente é nomeado pelo Supremo Conselho Guardião, são 17 no Brasil, e auxiliam os betheis de sua jurisdição.”

Como tudo começou...

Ethel T. Wead Mick, esposa de maçom e membro da Ordem Internacional da Estrela do Oriente na cidade de Omaha, estado de Nebraska, EUA, percebeu a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe desde a sua infância, especialmente as belas lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó. Decidiu então dedicar parte de seu tempo para tornar possível que outras moças compartilhassem este privilégio; surgiu assim em 1920 a Ordem Internacional das Filhas de Jó, tendo por intuito dar às meninas com parentesco maçônico, a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.

CONSELHO G.DO BETHEL #05 RECIFE

CONSELHO G.DO BETHEL #05 RECIFE
NOVA GESTÃO - 2019/2020

Honorável Rainha do Bethel #05 Recife - XLII Gestão

Honorável Rainha do Bethel #05 Recife - XLII Gestão
Ana Gabrielly