Missa de Ramos abre celebrações
Uma das mais importantes datas da religião católica, mencionada nos quatro evangelhos - de Marcos, Mateus, Lucas e João - , o Domingo de Ramos é a festa que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém. Celebrado no domingo anterior à Páscoa, marca a abertura da Semana Santa. Os pequenos ramos de árvores simbolizam a alegria e o respeito à chegada de Jesus.
O ápice da Semana Santa começa na próxima quinta-feira, quando os católicos relembram as cerimônias do lava-pés, que relembra o momento em que Cristo lavou os pés dos seus discípulos, e a última ceia de Jesus. A ceia é considerada o momento em que Jesus instituiu a celebração eucarística. A sexta-feira, conhecida como a Sexta-feira da Paixão, recorda a crucificação e a morte de Cristo. É um dia em que não há missas nos templos católicos de todo o mundo.
Ressurreição
Ressurreição
O Sábado de Aleluia é reservado à vigília para a ressurreição, considerada a data mais importante do cristianismo por simbolizar a vitória da vida sobre a morte. É o Domingo de Páscoa. O arcebispo de Olinda e Recife reforça que este é um período de celebração e reflexão. “Durante a Páscoa, temos a oportunidade de nos renovar e, se vamos mudar, precisamos fazê-lo à luz do Evangelho”, completou .