Jovens da Visão Mundial se reúnem para trocar experiências e monitorar políticas públicas
>> Durante essa semana, de 21 a 26 de janeiro, cerca de 100 jovens de todo o Brasil e participantes dos grupos de MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas - metodologia da Visão Mundial) estão reunidos no Rio de Janeiro para discutir sobre a participação política na saúde pública, os partidos políticos como espaços de representação e a influência juvenil na redução da desigualdade social.
>> O encontro conta com a participação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que ouvirá os adolescentes e jovens participantes do MJPOP sobre os objetivos do milênio e caminhos para superar a desigualdade do mundo, além da Fundação Telefônica, parceira da Visão Mundial em programa de combate ao trabalho infantil.
>> Um dos participantes do evento é DAVID CHAGAS (do MJPOP em RECIFE), que foi criança apadrinhada pela Visão Mundial. Além disso, o encontro também conta com a presença de alguns adolescentes atualmente apadrinhados e que integram o MJPOP: LUCAS FERREIRA e MATEUS ALBUQUERQUE (ambos de Nova Iguaçu-RJ), THAYS BRAGA (Fortaleza-CE) e ELIS REIJANE (Bahia).
>> Na sexta, dia 25, os 100 adolescentes e jovens que participam do encontro farão um flashmob, em que encenarão o sentimento expresso na música "Criança não trabalha, dá trabalho". O flashmob acontecerá em três locais da cidade: às 8h na Central do Brasil, às 9h no Largo da Carioca e às 10h na Cinelândia. O objetivo é chamar atenção da população para o trabalho infantil, que afeta 4,2 milhões de crianças no país, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Você padrinho, madrinha ou parceiro está convidado! Para participar basta comparecer aos locais.
João Helder Diniz
Diretor Nacional