domingo, 23 de fevereiro de 2014

Eleição no Bethel 05 Recife

Aconteceu ontem a eleição para a XXVIII Gestão Administrativa. A eleição ocorreu na mais perfeita harmonia no modo viva a voz como o costume em nosso Bethel. Foi presidida pela PHR, Millena Daniely.
 
Ficando formada assim as oficiais:
 
H. R. Maria Eduarda Porfírio da Silva
Primeira Princesa - Melania Lindoso
Segunda Princesa - Maysa Lindoso
Guia - Natália Dutra
D. de Cerimônias - Nadine Dutra
 
A posse está agendada para o dia 08 de março de 2014.
 
Estiveram presentes na reunião, 08 FDJ ativas, 02 MM, Ana Cristina Barbosa e Ana Paula Laurentino, 06 Membros do Conselho um Tio Maçom nos visitando pela primeira vez, "Tio André Samico, Membro da Loja patrocinadora do Bethel 05 Recife" e uma visitante mãe de um Membro do Conselho.
 

 
No final da reunião descemos para o Salão de Banquete, onde comemoramos o aniversário de Melania, foi uma festa surpresa.
 
 
 
 
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

II Encontro de Líderes

Neste sábado dia 15 de Fevereiro de 2014, aconteceu em Araripina PE o II Encontro de Líderes.
 
Na abertura tivemos uma palestra com o Dr. Wlisses Menezes Mestre Maçom da Loja
Maçônica, Liberdade e Justiça. O tema abordado foi: O Valor de Trabalhar pelo Coletivo. No final o palestrante fez com que os ouvintes fizessem alguns comentários e em seguida foi feito uma divisão de grupos com mesa redonda.
 
Em seguida foi feito uma divisão de grupos com mesa redonda.
Mesa Redonda 1 na parte da Liderança Adulta, liderado pela Rosilene Maria Costa Ribeiro – Guardiã Jurisdicional de Pernambuco onde foram expostos os Problemas enfrentados pelos Bethéis do Estado de Pernambuco. E Planejamento Estratégico de ações para a resolubilidade das problemáticas elencadas nos Bethéis com as SDAs para Pernambuco: Ariana Andrade de Carvalho e Andreza Sônia Costa Rodrigues. Também foi debatido como o Conselho Guardião pode ajudar as Filhas de Jó na condução de seus trabalhos.
Mesa redonda 2 - o segundo Grupo com o tema Liderança Juvenil, liderado por Anna Karla Costa Rodrigues – Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional de PE. Com o tema: Como facilitar a liderança no dia a dia. Foi feito também um Treino Ritualístico.
 
 
 
 
 
 

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Curiosidades. - Encontrada no Facebook

 
                                                                   Fato x Teoria

Fato é que o Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, foi iniciado na Maçonaria na Loja da Marinha No. 2612, em Londres no dia 5 de dezembro de 1952: Presentes na iniciação estavam o Marquês de Scarbrough, grão-mestre... e Geoffrey Fisher, Arcebispo da Cantuária.

A Loja tem muitos laços com a família real, uma vez que o rei Eduardo VII serviu como primeiro mestre em 1896 quand...o era Príncipe de Gales. O rei Jorge VI... serviu como mestre quando era Duque de York. Em 1928, Sua Alteza Real, o Duque de Kent... foi mestre e posteriormente tornou-se grão-mestre da Grande Loja da Inglaterra.

A teoria, portanto, é que a Maçonaria inglesa, idealizadora de muitos graus do REAA, foi iniciada durante a vida de James II, e que o castelo real de Saint-Germain-en-Laye foi a oficina na qual, entre os anos de 1689 e 1701, estes graus e rituais foram criados.

Rebold (autor e renomado maçom), no entanto, dá uma outra forma para a lenda do terceiro grau e traça a ascensão dos Stuart a um período muito anterior.

Em sua História das Três Grandes Lojas ele diz que durante os problemas que desviou a Grã-Bretanha em meados do século XVII e depois da decapitação de Charles I. em 1649, os maçons da Inglaterra, e especialmente aqueles da Escócia, trabalharam secretamente para o restabelecimento da monarquia que tinha sido derrubada por Cromwell.

Para a realização desse propósito foi que eles inventaram dois graus mais elevados e deram à Maçonaria um caráter totalmente político. As dissensões em que o país era uma presa já havia produzido uma separação da Maçonaria operativa aos maçons livres e aceitos - isto é, dos construtores de profissão aos membros honorários que não eram pedreiros.

Estes últimos eram homens de poder e de alta posição, e foi através de sua influência que Charles II, Tendo sido recebido como um Maçom durante seu exílio, foi capaz de recuperar o trono em 1660. Este príncipe em gratidão deu a Maçonaria o título da "Arte Real", porque foi a Maçonaria que tinha principalmente contribuído para a restauração da realeza.

Ragon, em sua Ortodoxia Maçônica é ainda mais explícito e apresenta alguns novos detalhes. Ele diz que Ashmole e outros Irmãos da Rosa Cruz, uma vez que os maçons especulativos foram superando em números os operativos, havia renunciado a simples iniciação dos últimos e estabeleceu novos graus fundados sobre os Mistérios do Egito e da Grécia Antiga.

O grau de Companheiro foi fabricado em 1648 , e o de Mestre pouco tempo depois. Mas a decapitação do rei Carlos I, e do papel desempenhado por Ashmole em favor dos Stuarts produziu grandes modificações neste terceiro e último grau, que se tornou de um personagem bíblico.

A mesma época deu à luz os graus de Mestre Secreto, Mestre Perfeito, e Mestre Irlandês, de que Charles I. foi o herói, sob o nome de Hiram. Estes graus, diz ele, não foram, no entanto, praticados abertamente, embora mais tarde tornou-se o ornamento do Rito Escocês.

Mas, os novos maçons "livres e aceitos" trabalharam secretamente, e deram à Instituição, especialmente na Escócia, uma tendência política. Os chefes ou protetores da Maçonaria, na Escócia, trabalharam, no escuro, para o restabelecimento do trono.

Fizeram uso de reclusão nas Lojas Maçônicas como lugares onde eles poderiam realizar as suas reuniões e seus planos de concerto em segurança.

Como a execução de Carlos I. deveria ser vingada, seus partidários criaram um grau Templário, em que a morte violenta de Jacques De Molay deveria ser lembrada.

Ashmole, que participou desse sentimento político, então modificou o grau de Mestre e da doutrina egípcia da qual ela foi composta, e fez em conformidade com os dois graus anteriores criando uma alegoria bíblica, incompleta e inconsistente, de modo que as iniciais das palavras sagradas desses três primeiros graus deveriam compor e lembrar o nome e título do Ultimo Grão-Mestre dos Templários.

De certo, Charles II. foi feito maçom durante seu exílio, embora cuidadosamente nos omite, quando, onde, como e por quem a iniciação foi efetuada, pois o mesmo teve um grande interesse na Maçonaria e arquitetura, citando o preâmbulo da Carta da Royal Society, uma associação cujo objeto era apenas o cultivo das ciências filosóficas e matemática, especialmente a astronomia e a química, e cujos membros não tinham interesse na arte de construir.

Com o fim do século XVII, os seguidores de James II. que acompanharam o infeliz monarca em seu exílio realizado pela Maçonaria para a França, lançaram as bases desse sistema filosófico de inovação que posteriormente jogou a Ordem em confusão, com o estabelecimento de um novo grau, o que eles chamavam de "Chevalier Maçon Ecossais", e trabalharam os detalhes nas Lojas de St. Germain.

Por isso, outros graus foram inventados nas Lojas do Continente, que se tornaram o ponto de encontro dos partidários de James, e por estes meios de comunicação que detinham com os seus amigos na Inglaterra.

Mas, como os altos graus não foram criados até mais de um terço do século XVIII, e como James morreu em 1701, ficamos impressionados com a confusão que prevalece nesta declaração a respeito de datas e pessoas.

E aí, teria sido a Lenda de Hiram criada para dar sustento político à casa real dos Stuart? Fato ou teoria?

domingo, 2 de fevereiro de 2014

II Encontro Pernambucano de Líderes



O II Encontro Pernambucano de Líderes será sediado na cidade Araripina-PE, no dia 15 de fevereiro de 2014, no Araripina Palace Hotel.
O público-alvo será todos os Conselheiros Guardiões do Estado de Pernambuco, nos quais os mesmos serão responsáveis por sua hospedagem, almoço e jantar (opções em anexo) e os lanches durante o evento serão de responsabilidade do Bethel #06 Pérolas da Evolução.
A inscrição será realizada através do e-mail perolasdaevolucao06@hotmail.com, até o dia 08/02/2014.
  PROGRAMAÇÃO
 
 Sexta-feira:
 
- Noite Livre.
  
Sábado:
 
Manhã
08:30: Palestra: O Valor de Trabalhar pelo Coletivo
Palestrante: Dr. Wlisses Menezes, Advogado e Mestre Maçom da Loja Maçônica Luz, Liberdade e Justiça.
 
9:15: Mesa redonda 1: Problemas enfrentados pelos Betheis do Estado de Pernambuco.
Mediadora: Rosilene Maria Costa Ribeiro - Guardiã do Bethel Jurisdicional de Pernambuco e Guardião do Bethel #02 Gravatá.
 
9:15: Mesa Redonda 2: Honoráveis Rainhas.
Mediadora: Honoráveis Rainhas Anna Karla Costa Rodrigues – HR do Bethel Jurisdicional
10:00: Lanche.

10:30: Planejamento Estratégico de ações para a resolubilidade das problemáticas elencadas nos Betheis.

Mediadoras: Ariana Andrade de Carvalho e a Andreza Sônia Costa Rodrigues – SDAs para o Pernambuco.
 
Tarde

12:30: Almoço

14:30: Treinamento Ritualístico e unificação das músicas utilizadas nas Ritualísticas. Local: Loja Maçônica Evolução e Trabalho Nº68.

17:00: Lanche

Noite
19:30: Jantar de Confraternização

ANEXO 1 – Hospedagem
- Araripina Palace Hotel

Telefone: (87) 3873-2042 / 3873-2696

Endereço: Rua Decio Rodrigues da Silva, 24, Centro.



Valor da diária (por quarto):

Quarto para 05 pessoas: R$280,00

Quarto para 02 pessoas: R$120,00

ANEXO 2 – Locais para Alimentação

- Restaurante Portal da Cidade;
- Restaurante Maria de Ló;
- Restaurante de Naldão (Bode Assado);
- Restaurante China em Casa;
- Panificadora São José;
- Pizzaria Due Fratelli;
- Pizzaria Wilson Pizzas;
- Pizzaria Doce Vida;
- Lanchonete Amazônia Mix.

ANEXO 3 - Contatos
- Raffaella Rodrigues Caitano (Interina) – Guardia do Bethel #06 Araripina-PE

Celular: (087) 9662-5562 (TIM) / (087) 9112-6638 (Claro)
E-mail: raffaellacaitano@hotmail.com
- Joyce Caetano Laurentino – Guardiã Secretária #06 Araripina-PE
Celular: (087) 9651-4830 (TIM) / (087) 9161-3534
E-mail: joycecaetano@hotmail.com
 - Ariana Andrade de Carvalho – SDA para o Sertão do Pernambuco e Betheis #01 e #08
Celular: (087) 8801-1997/9947-9858 Residencial: (087) 3861-1426 E-mail: fdj_18@hotmail.com/arianafdj@yahoo.com.br
 
Araripina, 31 de Janeiro de 2014
Ariana Andrade de Carvalho
 
SDA para o Sertão do Pernambuco e o Betheis #01 e #08
Andreza Sonia Costa Rodrigues
Suprema Deputada Assistente
 Rosilene Maria Costa Ribeiro
Guardiã do Bethel Jurisdicional de Pernambuco
 Raffaella Rodrigues Caitano
Guardiã do Bethel # 06 Araripina – PE
 Cícero Pereira
Guardião Associado do Bethel # 06 Araripina – PE
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
NOME COMPLETO:
DATA DE NASCIMENTO: ___/___/______
IDADE:
SEXO: (   ) FEM   (   ) MASC
RG:
CPF:
TELEFONE: (   ) _____-_____
CELULAR: (   ) _____-_____
EMAIL:
ENDEREÇO:
CIDADE RESIDENTE:
CEP:
NOME E NÚMERO DO BETHEL O QUAL FAZ PARTE:
CARGO QUE OCUPA:
DATA DA CHEGADA EM ARARIPINA-PE:
 
DATA DE SAIDA EM ARARIPINA-PE:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CONSELHO G.DO BETHEL #05 RECIFE

CONSELHO G.DO BETHEL #05 RECIFE
NOVA GESTÃO - 2019/2020

Honorável Rainha do Bethel #05 Recife - XLII Gestão

Honorável Rainha do Bethel #05 Recife - XLII Gestão
Ana Gabrielly